Sinais de lesão no menisco!

Sinais de lesão no menisco!

11/08/2021 às 10:13:26

Os meniscos têm muitas funções em apenas uma estrutura, a mais conhecida é a absorção do impacto ou seja, é como se fossem amortecedores absorvendo mais de 50% do peso do corpo sobre os joelhos.

A lesão no menisco é comum e frequente em boa parte da população, pode ocorrer por conta de uma torção do joelho ou surgir com o passar dos anos, devido à sobrecarga ou ao desgaste.

A grande parte das lesões acontecem com os que costumam praticar esportes de alto impacto e /ou que haja contato como: basquete, vôlei e lutas. Por outro lado, também é comum em pessoas com doenças degenerativas como artrose, e após certa idade.

Os sintomas mais comuns são:
1. Incapacidade de movimentar o joelho;
2. Articulação rígida;
3. Inchaço e dor;
4. Travamento do joelho, onde a pessoa não consegue esticar a perna.

Em casos mais leves, o trabalho pode ser feito com repouso, proteção e medicações, até que os sintomas de inflamação melhorem. Em situações mais graves, com sintomas intensos, possivelmente será indicada a cirurgia, com Artroscopia do joelho, Meniscectomia ou Sutura de Menisco. Tudo vai depender da avaliação do seu médico com a ressonância magnética.

Ainda existem poucos estudos publicados, mas há bons resultados em tratamentos alternativos como aplicação de células troncos e técnicas de micro perfuração. Essas duas alternativas geralmente são usadas para pacientes mais jovens.

Para pacientes mais velhos com esse tipo de lesão uma opção viável é o recurso de fisioterapia e a filtração do joelho com produtos de triancinolona e as vezes o ácido hialurônico.

CRM-DF: 14182
RQE 9065

Setor Terminal Norte/ Centro Clínico Santa Helena, Edf.Jaime Leal Sl/318. Asa Norte
(61)98274-8686