Será? Para uma resposta conclusiva, certamente será necessário avaliação médica.
Porém, é importante saber que #gota consiste em excesso de ácido úrico no sangue. Esse ácido pode acumular nas articulações e tendões, assim como também nos ossos e tecidos que sejam próximos a articulação e esse depósito ocorre quando o acido úrico aumenta ou abaixa muito rápido no sangue e ai ele deposita nesses locais. Isso forma o que conhecemos como cristais de urato, eles podem ser microscópico e levar a gota, ou pode representar o ácido úrico em "pedrinhas" desse material.
É importante entender que essa patologia é crônica e mais comum em homens acima dos 40 anos, na maioria dos casos esse problema se manifesta no dedão do pé.
Pacientes com GOTA normalmente se queixam de:
Sentir a articulação quente, avermelhada e dolorida;
Dor na articulação por alguns dias, piorando com quaisquer movimentos e em muitos casos até mesmo tocar provoca dores.
Abusar do álcool e de alimentos ricos em proteínas podem contribuir para o surgimento da doença. Mas não é só isso! Histórico familiar, insuficiência renal, hipertensão e diabetes e quimioterapia também são fatores que favorecem o excesso de ácido úrico na corrente sanguínea.
Dito isso, é vital reforçar que bons hábitos são fundamentais para quem quer ficar longe dessa doença, assim como também favorecer a boa recuperação durante o tratamento!
Gostaria de perguntar algo sobre o assunto? Comente!
Setor Terminal Norte/ Centro Clínico Santa Helena, Edf.Jaime Leal Sl/318. Asa Norte
(61)98274-8686
Brasília-DF