A recuperação  do joelho depois da prótese .
AGENDAR CONSULTA

A recuperação do joelho depois da prótese .

07/12/2020 às 07:02:25

 Procedimentos cirúrgicos em geral são delicados e merecem atenção no pré e pós-cirurgia, para garantir o efeito positivo, assim como a recuperação do paciente.

Quando falamos em uma cirurgia de inserção de prótese total do joelho, estamos nos referindo a um procedimento preciso e delicado, principalmente devido ao perfil do paciente que necessita dessa prótese, que normalmente são idosos com artrose, dificuldades de mobilização, pouca força muscular, além das demais complicações pertinentes à idade avançada.

Dito isso, podemos pontuar quais são as expectativas da equipe médica em relação ao paciente que recebe esse implante. Obviamente, todos os trâmites médicos nessa situação são em prol da recuperação do paciente. Isso envolve movimentos gradativos, curtas caminhadas para observar como o joelho operado vai se desempenhar e aos poucos recuperar a mobilidade, assim como fortalecer musculaturas.

Falando em números, a estimativa é que após 12 meses o paciente esteja plenamente recuperado, porém, em 6 meses já é notado muita diferença. Claro que muito depende de como o paciente se encontrava antes do procedimento, hábitos alimentares, etc. Por que tanto tempo?
Porque esse é um processo que envolve muitos mecanismos do corpo para que a prótese seja bem aceita e fixada ao osso. A musculatura também precisa se readequar a esse novo integrante, assim como a parte cerebral, onde os neurônios precisam entender que podem trocar informações e estímulos para esse novo "membro."

Portanto, se você recebeu recomendação ortopédica para essa cirurgia, comece desde agora a preparar seu corpo para esse procedimento. Boa alimentação e atividades físicas vão contribuir para que seu corpo esteja mais forte e tenha melhores resultados após a implantação. Ou se alguém na sua família vai fazer essa cirurgia, seja um incentivador(a) da boa recuperação, ande um pouquinho com essa pessoa nos primeiros dias e ajude-a(o) a seguir as orientações médicas!

Com esforço e foco, o processo de recuperação pode passar tranquilamente e o joelho voltar ao seu estado de funcionamento pleno! 

CRM DF - 14182
RQE 9065

 

 

Setor Terminal Norte/ Centro Clínico Santa Helena, Edf.Jaime Leal Sl/318. Asa Norte
(61)98274-8686

Brasília-DF